24.7.12

Neurofilosofia



A ciência costuma abrir trilhas para a investigação filosófica, ao lançar novas perguntas a partir das respostas que elabora. O trabalho do conhecimento não tem fim, e por isso é instigante, apesar de parecer cansativo para quem não se dispõe a enfrentar questionamentos constantes que podem reformular o modo como se vê o mundo – ou ainda, como o indivíduo se vê no mundo que o recebe e envolve.

Se os avanços científicos limpam o terreno para a exploração do pensamento, nas últimas décadas grandes excursões foram possibilitadas pela neurociência. O mapeamento do cérebro e suas relações com o que sentimos e fazemos proporcionou a abertura de veredas incríveis que mudaram a percepção que tínhamos da sua complexidade e do seu papel no organismo humano. O “computador úmido”, na expressão do neurocientista David Eagleman, seguiu a linha evolutiva para desenhar adaptações para a espécie. Neste trajeto, longe de ser um receptor passivo, o cérebro molda a realidade que observa: a subjetividade possui a função objetiva de garantir a sobrevivência, e para isso o cérebro é plástico, dinâmico, e não estático.

Do mapeamento cerebral surge a base para um novo salto – a leitura do cérebro. Em entrevista à Veja, outro neurocientista, Philip Low, falou de um novo aparelho, batizado de iBrain, que ajudará pessoas como o físico Stephen Hawking a se comunicarem. Hawking, gênio que desvendou mistérios referentes ao horizonte de eventos dos buracos negros, atualmente se comunica pelo movimento de músculos da bochecha... mas nem isso será capaz de fazer em breve, por causa do agravamento da doença degenerativa que o mantém prisioneiro no próprio corpo desde a juventude.

A comunicação direta entre o cérebro e uma máquina, que já permite a realização de movimentos virtuais a grandes distâncias, como provou, entre outros, o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, antecipa algo imaginado pela ficção científica: o diálogo da telepatia. Diante das vertigens da neurociência contemporânea, no entanto, essa é apenas uma das perspectivas vislumbradas da janela mental.

A pesquisa científica nunca se resume às conquistas que assume. As descobertas, mais cedo ou mais tarde, são pontos de apoio para dúvidas que extrapolam o âmbito do conhecimento de cada época. É assim que a física quântica e a teoria da relatividade amparam, hoje, viagens teóricas como a teoria de cordas, os universos paralelos e o multiverso holográfico. No caso da neurociência, assim como na leitura do genoma, as questões imediatamente postas desafiam os conceitos estabelecidos de natureza humana, de consciência e, para alguns, até de uma alma além da mente.

O mapeamento do cérebro já mostrou que os animais dispõem de níveis de consciência similares aos nossos, embora não carreguem a inteligência consciente que nos atribuímos. De acordo com Philip Low, o que a neurociência procura agora é “descobrir se a consciência está confinada a uma área única do cérebro e se pode ser gravada, preservada e reproduzida”. Isso mesmo, como uma memória transferível do “computador úmido”.

É compreensível e desejável que o ceticismo equilibre o delírio no esboço de explicações para perguntas que talvez jamais venham a ser respondidas. Como de hábito, a filosofia corre atrás dos cientistas num primeiro momento, para em seguida buscar a visão privilegiada do que se descortina aos observadores, em um universo em expansão contínua.



Nenhum comentário: